Alternativa para determinação do número de ligações químicas do tipo dativas em compostos inorgânicos.

Autores

  • Júnior João Américo Américo Francisco Américo e Matilde Camião Panzo
  • Isaías dos Santos Manuel Pedro Pedro Panzo e Maria Madalena Manuel Gunza

Palavras-chave:

ligações químicas; alternativa; valência.

Resumo

O presente artigo aborda sobre a aplicação de uma forma alternativa para determinação do número de ligações químicas do tipo dativas em compostos inorgânicos. Foi concebido a partir das dificuldades apresentadas por um grupo de alunos do ensino secundário constatadas por meio da aplicação de um teste diagnóstico. Depois de tal constatação, primou-se na suposição segundo a qual, a aplicação de uma forma alternativa fundamentada em passos algorítmicos, permitiria a determinação das referidas ligações pelos alunos de forma mais simplificada; situação na base da realização de um conjunto de aulas experimentais com a aplicação do método alternativo concebido para o efeito, culminando com a aplicação de um teste prognóstico, o qual permitiu validar a suposição inicial dada a diferença significativa entre os resultados de ambos os testes determinada por meio da análise do crescimento e índice de Hake.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia Autor

Isaías dos Santos Manuel Pedro, Pedro Panzo e Maria Madalena Manuel Gunza

Nascido aos 04/07/1986 no Município de Negage, Província do Uíge (Angola). Mestre em Meio Ambiente e Sustentabilidade, opção de Energias Renováveis. Docente no Departamento de Ensino e Investigação de Ciências Exactas do Instituto Superior de Ciências de Educação do Uíge (ISCED-Uíge). Investigador na linha de investigação «Física e Ambiente».

Downloads

Publicado

18-01-2024

Como Citar

Américo, J. J. A., & Isaías dos Santos Manuel Pedro. (2024). Alternativa para determinação do número de ligações químicas do tipo dativas em compostos inorgânicos. Revista Eletrónica KULONGESA – TES. ISSN 2707-353X, 4(E-1). Obtido de https://kulongesa.ip-ulan.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/455

Edição

Secção

Artigos