Vol. 4 Núm. E-1 (2024): "Lusona"

					Ver Vol. 4 Núm. E-1 (2024): "Lusona"

Lusona (plural de lusona), termo que serve para designar a escrita em geral (letras, figuras e desenhos), são a combinação de pontos e traços feitos na areia. Trata-se de uma cultura das etnias TCHOKWE e de povos relacionados como os Luchazi e Ngangela, que vivem no leste de Angola e em zonas vizinhas, na Zâmbia e na República Democrática do Congo. Constituem uma forma de manifestação cultural com grande valor para a Matemática.

Os Lusona são conjuntos de figuras geométricas que as populações, fundamentalmente da zona do leste de Angola,fazem recurso para as suas comunicações no âmbito cultural e social. Serve, no campo da matemática, para ajudar os estudantes a fazer cálculos a todos os níveis. No processo de aprendizagem são jogos matemáticos que os mais velhos utilizam na região para transmitir conhecimentos e experiência. Daí o seu impacto no processo da aprendizagem (Yoba , 2019).

Esta importante riqueza do conhecimento ancestral, transmitida de geração em geração, foi inscrita pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), na cidade de Kasane, no Botswana, como património cultural imaterial da humanidade, soube o Novo Jornal junto da delegação angolana presente no evento no ano 2023. Atualmente constitui o primeiro património cultural imaterial da humanidade inscrito por Angola e o segundo património cultural do mundo relacionado com a matemática.

A figura representativa deste número representa O caminho de Deus: na parte superior está Deus representado, á esquerda o sol, á dereita a Lua e embajo o homen.

Publicado: 22-01-2024