CARACTERIZAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA MÉDICA E SUA DINÂMICA

Autores

  • Eduardo Gutiérrez Santisteban Universidade de Ciências Médicas de Granma
  • Amelia Estévez Betancourt Universidade de Las Tunas
  • Eulisis Pérez Samón Universidade de Ciências Médicas de Guantánamo

Palavras-chave:

Informática Médica, Dinâmica, Processo de Formação

Resumo

Este artigo aborda os principais conceitos relacionados com o processo de formação em informática médica e a sua dinâmica, portanto, é direcionado ao estudo das diferentes formas pelas quais a dinâmica desse processo é desenvolvido nas universidades cubanas de Ciências Médicas. Para isso foi necessário o uso de vários métodos de pesquisa, incluindo a análise e síntese, que permite analisar a literatura consultada e chegar a considerações sobre o assunto, assim como o uso da dedução e indução que permitiu chegar a conclusões.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografias Autor

Eduardo Gutiérrez Santisteban, Universidade de Ciências Médicas de Granma

Licenciado em Educação na especialidade de Física e Eletrónica no Instituto Superior Pedagógico de Manzanillo, Granma - Cuba; Profesor e Investigador Titular; Doutor em Ciências Pedagógicas; Mestre em Novas Tecnologías para a Educação; realizou várias investigações relacionadas com a didática da Informática. Foi professor de Informática Médica na Universidade de Ciências Médicas de Granma. Atualmente é docente da Licenciatura em Enfermagem do Instituto Superior Politécnico do Huambo da Universidade “José Eduardo dos Santos” – Angola.

Amelia Estévez Betancourt, Universidade de Las Tunas

Licenciada em Educação na especialidade de Construção Civil na Universidade de Ciências Pedagógicas de Holguín - Cuba; Doutora em Ciências Pedagógicas na Universidade de Ciências Pedagógicas de Las Tunas - Cuba; realizou várias investigações em línhas como Interdisciplinariedade, Formação Profissional das Ciências Técnicas e da Extensão Universitária; destas derivaram numerosas publicações como livros, capítulos de livros e artigos em revistas de grande impacto; membro ativo das Redes Académicas Redipe y Redincitec. Atualmente é docente da Licenciatura em Engenharia de Construção Civil no Instituto Superior Politécnico do Huambo da Universidade “José Eduardo dos Santos” - Angola.

Eulisis Pérez Samón, Universidade de Ciências Médicas de Guantánamo

Licenciado em Educação na especialidade de Inglês; professor assistente na Universidade de Ciências Médicas de Guantánamo - Cuba. Atualmente é docente de Inglês da Licenciatura em Enfermagem no Instituto Superior Politécnico do Huambo da Universidade “José Eduardo dos Santos” - Angola.

Publicado

30-03-2020

Como Citar

Gutiérrez Santisteban, E., Estévez Betancourt, A., & Pérez Samón, E. (2020). CARACTERIZAÇÃO EPISTEMOLÓGICA DO PROCESSO DE FORMAÇÃO EM TECNOLOGIA DA INFORMÁTICA MÉDICA E SUA DINÂMICA. Revista Eletrónica KULONGESA – TES. ISSN 2707-353X, 2(1), 126–137. Obtido de https://kulongesa.ip-ulan.ao/index.php/kulongesa-tes/article/view/52