Sebenta de Matemática I, II.III E IV. (Volume I e II)
Palavras-chave:
Aluno,Professor,Lógica Matemática,Teorema,Ensino e AprendizagemResumo
Essa Sebenta resulta das experiências e observações dos autores sendo Professores de Matemática I,II,III e IV, Analise Numérica ,Álgebra e Geometria Analítica, Física Geral, Física dos Meios-Contínuos e Eletrónica Teórica dos Cursos de Engenharia de Informática e Computadores, Electrónica e telecomunicações, Construção Civil e Arquitectura do Instituto Superior Politécnico do Huambo da Universidade José Eduardo dos Santos.
Essa Sebenta é dedicado aos alunos que irão enfrentar pela primeira vez alguns conceitos novos de Matemática, com clareza e leveza de exposição, sempre que o rigor matemático não seja afectado. Contribuindo para a formação da concepção científica do mundo, compreendendo as relações entre modelos matemáticos, conceitos e resultados da ciência Matemática e a realidade material, objectiva existente, destacando que todo engenheiro deve considerar as representações técnicas e científicas em matemática. O entendimento de que a história do desenvolvimento da matemática está essencialmente subordinada às necessidades da vida material da sociedade. Pretendeu-se um equilibro entre uma exaustiva sucessão de definições e teoremas na qual cada Capítulo é iniciado com uma introdução, objectivos e metodologia abrindo uma linha de pensamento para os estudos posteriores. Uma análise do ensino de matemática para engenheiros e outros ramos de conhecimento, desde os primeiros anos da revolução até os dias actuais, permite identificar as principais tendências que são de unificação de programas de matemática para o curso de engenharias e Ciencias Exatas em todas as especialidades no país, e consolidada com os planos do processo de ensino e aprendizagem.
No final de cada tema o leitor vai encontrar um grupo de exercícios adicionais com soluções de nível igual ou superior que contribuem também na aplicação e criação de modelos numéricos para resolver problemas, estudando técnicas numéricas e o uso de abordagens computacionais.
Pretende-se que o aluno e Professores de Matemática vejam o interesse Prático em todas as disciplinas de Engenharia que envolve a Matemática, Motivando os alunos e Professores na interpretação dos conceitos de cálculo diferencial e integral, equações de séries diferenciais nas diferentes disciplinas como: matemática numérica, álgebra linear, probabilidades e estatística.
Esperamos que essa Sebenta contribua na aprendizagem dos nossos estudantes
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Secção
Licença
A revista permite aos autores conservar os direitos de autor e publicar sem restrições seus artigos.


